NOTICIAS COOPERFIBRA

Cooperfibra participa de lançamento do Dia C 2018

Share on email
Share on print
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on skype

Foi lançado oficialmente o Programa Dia de Cooperar Dia C 2018 em Mato Grosso pelo Sistema OCB/MT, no dia 19 de março, em sua sede em Cuiabá, e contou com a participação de 77 pessoas, representantes de 33 cooperativas de vários municípios de Mato Grosso, entre elas a Cooperfibra.

Foram apresentados aos dirigentes, cooperados, voluntários e profissionais envolvidos as ações do programa, as mudanças da campanha, orientações sobre a importância dos projetos sociais dentro das cooperativas, orientações sobre o preenchimento dos relatórios e seus prazos.

“Nós como instituição do Sistema Cooperativista precisamos diminuir as nossas distancias entre as instituições e o cooperado, e uma dessas maneiras é o Dia C. Eu acredito que esse movimento diminuiu distâncias também entre a cooperativa e a comunidade. Cada Dia C é um dia diferente e nós temos 365 dias para trabalhar essa diminuição de distância”, avaliou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Cezário refletiu ainda que “nós colhemos o nosso resultado na medida que vamos aprimorando esse trabalho, pois vejo o Dia C como processo, onde temos algo para melhorar dentro de nós, como voluntário, e chegar até as nossas comunidades. Assim a comunidade também vai melhorar porque também irá fazer uma reflexão do papel do cooperativismo. Isso é plantar, semear sementinhas para colher os frutos. O voluntariado é um trabalho contínuo, que não tem fim”.

Durante o evento foi feita a entrega do troféu às cooperativas que participaram da campanha do ano passado. O Sistema OCB/MT registrou 110 projetos realizados por mais de 5 mil voluntários, distribuídos em 70 municípios, que atingiram mais de 50 mil pessoas, sendo elas beneficiadas de alguma forma por esse desejo das cooperativas inscritas em fazer a diferença.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, disse que este ano “a proposta é manter a disposição de comemorarmos o Dia C em um município fora da capital, que tenha uma concentração de cooperativas para que possamos acompanhar o máximo possível de ações”. Ponderou que, “nossa diretriz é a de que as cooperativas se envolvam nesse processo, já que elas são as protagonistas dessa ação e o Sistema articula, apoia, ajuda a divulgar, potencializando o esforço dos voluntários”. Mazzotti acredita que “as cooperativas têm um grande potencial para aumentar essa participação no Programa Dia C, onde a cada ano cresce a adesão”.

O Dia de Cooperar (Dia C) é o maior movimento de voluntariado do Brasil, realizado pelas cooperativas desde 2013. Todos os anos tem crescido o número de participantes dos projetos que visam transformar vidas. Com o slogan “Atitudes simples movem o mundo” o Dia C 2018, vem trazendo como proposta que sejam realizadas mais ações contínuas, para que a transformação não termine em somente um dia.

Vanessa Pacheco, Analista de Promoção Social do Sescoop, disse que “esperamos uma participação ainda maior das cooperativas este ano. O cooperativismo brasileiro está tomando o mundo, tomando o Brasil e convidamos as cooperativas à fazerem parte desse grande movimento”. Vanessa disse aos presentes que “ sabemos da capacidade que as cooperativas têm de gerar valor , não só na questão econômica, mas na questão social e o que a gente pede é que mostrem isso para gente , porque o próprio negócio delas já pode fazer a diferença, e é só levar isso para o Dia C. É deixar de olhar só para dentro da cooperativa e olhar também para fora, ampliar esse olhar para a comunidade”.

As Atitudes simples fizeram a diferença para mais de 2 milhões de brasileiros em 2017. Participaram desse movimento 1.009 cooperativas, 120 mil voluntários, que realizaram 1.640 projetos, beneficiando 2 milhões de pessoas de 26 Estados e o Distrito Federal, de 1.081 municípios.

O evento de lançamento do Dia C em Mato Grosso também contou com a palestra do professor Benedito Nunes sobre os “ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Como as cooperativas podem contribuir com o desenvolvimento sustentável utilizando os projetos sociais do Dia de Cooperar.  “Temos que sair do assistencialismo, da filantropia e partir para o compromisso de transformar se quiserem ver resultados para a sua cooperativa, seu negócio. Quando falo em resultados, estou falando de confiança, reputação, fidelização e respeito junto à comunidade, parceiros, associados”, ponderou Nunes.

Posts recentes

Institucional

Quem Somos
Nossa História
Unidades Cooperfibra
Conselhos

Serviços

Guarda de Insumos
Info. de Mercado
Comercialização
Exportação
Beneficiamento
Classificação

Imprensa

Notícias
Contato
Informativos
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos

Endereço

Sede Administrativa
Rua T, 000
Campo Verde/MT
CEP: 78840-000
(66) 3419-0000

Cooperfibra – Todos Direitos Reservados