NOTICIAS COOPERFIBRA

Comunicadores das cooperativas de MT ampliam conhecimento

Share on email
Share on print
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on skype

“Para reduzir a distância é necessário utilizar a comunicação” disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho na abertura do 10º Encontro de Comunicadores Cooperativistas de MT, que foi realizado no dia 05 de outubro, em Cuiabá. Durante a abertura também foi anunciado pela diretora da Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso (I.COOP), Janete Carmen Dalabarba que haverá uma turma de Pós-Graduação direcionada aos profissionais de comunicação das cooperativas, e que o projeto já esta em desenvolvimento para o ano que vem.

O Encontro de Comunicadores contou com dois momentos.  Durante a manhã com um Workshop sobre o Movimento SomosCoop, que se encontra na fase de apresentação as cooperativas através dos assessores. No período vespertino foi realizada uma oficina sobre Estratégia à mensuração de resultados na área de comunicação.

Movimento SomosCoop

O SomosCoop foi apresentado pela Gabriela Afonso Prado do Sistema OCB Nacional, que mostrou toda essência do movimento, desde o motivo que levou o sistema a pensar na criação dessa identidade. “Vimos a necessidade de nos juntarmos para falarmos uma só voz, porque estamos sempre tendo que explicar o que é o cooperativismo”, comentou Grabriela.

A criação da identidade do cooperativismo visa tornar esse modelo de organização econômica conhecido por todos, uma vez que, a cada seis pessoas uma esta ligada ao cooperativismo no mundo. Foi distribuído um material com um guia básico de como disseminar esse movimento dentro das cooperativas, pois segundo a representante da OCB Nacional “a mudança tem que começar dentro de casa, depois no relacionamento com o público, principalmente por nós que somos comunicadores, temos que saber explicar de uma forma que a pessoa entenda”.

Depois de apresentado o Movimento, os participantes trabalharam em grupos e avaliaram como a proposta do SomosCoop poderia ser aplicado em sua cooperativa, como forma de reconhecimento junto a comunicado onde se localiza. “Mais do que nunca é preciso mostrar ao cooperado o que é cooperativa e unir a família, para entendermos que não é somente ‘eu’, mas sim ‘nós’ e a educação é a base para resolver esse problema”, comentou um dos grupos.

Mensuração de Resultados

“Fazer menos e fazer melhor” foi uma das dicas dadas pela Mestre em Ciências da Comunicação da Aberje, Suzel Figueiredo durante o encontro. Suzel tratou de deixar aos participantes cinco premissas para desenhar métricas na comunicação das cooperativas, sendo elas: Planejamento, Objetivos, Metas, Indicadores e Mensagem.

“O fato de a comunicação não ser concreta, não significa que não possa ser mensurada, e fazer esse diagnóstico é importante para a cooperativa, para que se possa saber da eficiência daquilo que está sendo transmitido. Por isso, dentro do planejamento estratégico da área de comunicação, deve-se direcionar de 8% a 12% do recurso para diagnóstico e mensuração”, enfatizou a mestre em ciências da comunicação.

Outro ponto deixado pela Suzel é que “a mensagem é aquilo de mais rico que eu, profissional da comunicação tenho, por isso não se pode haver dúvidas, pois a comunicação é entendimento”.

A oficina contou com um momento de trabalho em grupo, onde os participantes tiveram que elaborar um projeto para área de comunicação, e o que eles poderiam de forma estratégica, mensurar dentro da cooperativa.

Por se tratar de um conteúdo bastante extenso e de extrema importância para a comunicação das cooperativas, a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso (OCB/MT), através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT), irá realizar em 2019 um curso de dois dias sobre mensuração de resultados para os assessores de comunicação das cooperativas.

Estiveram presentes profissionais das cooperativas: CEPEL, COOPEAMAT, COOPEMA, COOPERFIBRA, COOPERFRENTE, COOPES, COOPTRANS/MT, PRIMACREDI, SICOOB CENTRAL MT/MS, SICOOB UNIAO, SICREDI CENTRAL CENTRO NORTE, SICREDI OURO VERDE, SICREDI SUDOESTE MT, SICREDI SUL, UNICRED, UNIMED – VALE DO SEPOTUBA, UNIMED CUIABÁ.

fonte: OCB-MT

Posts recentes

Institucional

Quem Somos
Nossa História
Unidades Cooperfibra
Conselhos

Serviços

Guarda de Insumos
Info. de Mercado
Comercialização
Exportação
Beneficiamento
Classificação

Imprensa

Notícias
Contato
Informativos
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos

Endereço

Sede Administrativa
Rua T, 000
Campo Verde/MT
CEP: 78840-000
(66) 3419-0000

Cooperfibra – Todos Direitos Reservados